Na última sexta-feira, 28, todas as 117 unidades escolares participaram de uma simulação de plano de abandono em casos de emergência. O treinamento ocorreu nos períodos da manhã e tarde nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e escolas municipais e envolveu os mais de 38 mil alunos e cerca de 6 mil servidores da rede municipal de ensino.
“O objetivo da ação é preparar os alunos, professores e toda a equipe de servidores para atuarem de forma segura em situações de emergência”, afirmou o secretário de Educação, Fernando Brambilla. As simulações nas unidades escolares contaram com apoio da Guarda Civil Municipal, Defesa Civil Municipal, Polícia Militar e Secretaria de Mobilidade Urbana. Apesar da data da simulação constar no planejamento escolar, os servidores e alunos não foram comunicados sobre o horário da ação, o que garantiu treinamento mais próximo de uma possível emergência.
Durante o treinamento, que simulou uma situação de emergência, os alunos e profissionais precisaram sair do prédio de forma rápida e segura. Para isso, cada unidade escolar tem três grupos de pessoas: a equipe do edifício, a equipe do ponto de encontro e a brigada escolar. Os grupos são formados por servidores e alunos e têm funções específicas para conduzir os ocupantes da unidade escolar até um ponto de encontro seguro