Na manhã desta segunda-feira (07), uma operação foi desencadeada em Maringá para o combate ao crime de receptação de materiais provenientes de furto e roubo, especialmente fios de cobre.
Foram pelo menos três locais alvos da ação que contou com policiais civis e guardas municipais e agentes de secretarias como de fazenda e saúde. Além de receptação, questões administrativas foram verificadas. Em um dos pontos de averiguação, no final da avenida Kakogawa, o proprietário do estabelecimento de compra e venda de ferro velho foi autuado, pois não tinha alvará de funcionamento do estabelecimento e ainda foram encontrados focos do mosquito Aedes aegypti.

Na avenida Américo Belay uma outra “batida” aconteceu numa casa que serve para esse tipo de comércio. Ali, nada de ilícito foi localizado, já na rua Victor do Amaral, no jardim Alvorada, um homem foi preso, pois, os cães farejadores da GCM encontraram uma pedra de Crack e uma porção de Maconha e uma quantia significativa em notas de pequeno valor estava em posse do morador do imóvel.

No mesmo endereço três carros foram removidos ao pátio pois estavam em condição irregular com relação a impostos e/ou em situação de abandono em via pública.
Enquanto as equipes faziam a verificação nesse lugar, chegou a informação de que um veículo com alerta de furto tinha sido abandonado poucos metros dalí. Agentes da SEMOB fizeram uma verificação e foi constatado que o automóvel tinha placas trocadas e que possivelmente ao ver a movimentação policial na área, resolveu abandonar o carro temendo uma abordagem.

Segundo o secretário de segurança de Maringá, delegado Luiz Alves, essas ações visam combater com rigor os criminosos que fomentam os furtos de fios de cobre e outros materiais na cidade. “Esse tipo de local tem fomentado o tráfico de drogas. Usuários vem nesses locais depois de subtraírem fios e outros materiais de obras e destinam para esses locais em que, alguns, funcionam como boca de fumo,” – disse o secretário. Segundo ele ainda, o objetivo dessas ações é desarticular esses tipos de crimes que estão acontecendo na cidade.