A Polícia Federal, por meio da Unidade de Controle e Vistoria (UCV) da Delegacia de Polícia Federal em Maringá/PR, realizou ação de fiscalização nas empresas responsáveis pela segurança privada da 51ª Exposição Agropecuária de Maringá – EXPOINGÁ 2025, evento realizado no município dos dias 08/05 a 18/05/2025.
A operação teve como objetivo verificar a regularidade das empresas contratadas para atuar nas áreas do parque e do Palco de Shows, que contou com atrações artísticas de repercussão nacional.
As fiscalizações ocorreram no dia 08/05, com a equipe local de Policiais Federais e no dia 15/05, com a equipe local juntamente com a Unidade de Controle e Vistoria de Londrina/PR.
Foram verificados os documentos pessoais dos vigilantes, registros junto à Polícia Federal, se tinham curso de eventos sociais para esse tipo de serviço, uniformes, equipamentos utilizados e as certificações exigidas para o exercício da atividade de segurança privada.
Nas duas empresas de segurança privadas atuantes, foram identificadas irregularidades, gerando assim o Auto de Constatação de Infração (ACI).
A Polícia Federal reforça que a atuação na área de segurança privada está condicionada à autorização prévia e válida da instituição, e que todos os profissionais devem possuir formação e certificações adequadas, conforme a legislação vigente.
Denúncias sobre empresas irregulares ou profissionais não habilitados podem ser encaminhadas por meio dos canais oficiais da Polícia Federal.
Comunicação Social da Polícia Federal em Maringá/PR