Cerca de 5 mil empregos diretos e indiretos devem ser criados a partir do investimento de R$ 1 bilhão da japonesa Sumitomo na fábrica da empresa sediada em Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba.
O comprimisso de investimento foi assinado nesta sexta-feira (23), durante encontro entre representantes da Sumitomo Rubber do Brasil com o Governo do Paraná.
Segundo o governador Ratinho Junior (PSD), o investimento é destinado à ampliação da fábrica da empresa. O projeto foi anunciado em março quando o chefe do Executivo esteve na sede da Sumitomo, no Japão.
A empresa japonesa também prevê ampliar o quadro fixo de colaboradores. Devem ser contratados mais 400 funcionários. Dessa forma, o número de trabalhadores na fábrica deve saltar de 1,4 mil para 2 mil nos próximos meses.
O projeto de expansão da fábrica ainda prevê que a empresa passe de 1,8 mil pneus para veículos de passeio produzidos diariamente para 2,3 mil. Em relação aos pneus para caminhões e ônibus, a produção diária deve passar de 1 mil para 1,5 mil.
O objetivo é que a empresa possa aumentar a participação da América do Sul nas vendas de pneus, atualmente concentradas na Ásia, América do Norte e Europa. No momento, 95% da produção da fábrica paranaense é para abastecer o mercado brasileiro, e o restante é comercializado no Mercosul.
A previsão é que a ampliação seja concluída em 2025.