quarta-feira, janeiro 22, 2025
spot_img

Maringá recebe um novo imigrante a cada dois dias: ‘Uma cidade muito acolhedora’

De acordo com a Secretaria Municipal de Juventude, Cidadania e Migrantes, cerca de 9 mil imigrantes vivem na cidade atualmente, com 1/3 desta população formada por haitianos.

Nos últimos anos, Maringá tem se tornado um destino cada vez mais procurado por imigrantes. Em 2022, a cidade recebeu 235 novos imigrantes, e apenas nos primeiros cinco meses de 2023, já acolheu 85 novos residentes de 30 nacionalidades diferentes. Em média, isso significa que a “Cidade Canção” recebe um novo imigrante a cada dois dias.

De acordo com a Secretaria Municipal de Juventude, Cidadania e Migrantes, responsável por prestar assistência a essa população, estima-se que atualmente existam cerca de 9 mil imigrantes vivendo na cidade, sendo que um terço dessa população é formada por haitianos.

O município realiza diversas ações para auxiliar os imigrantes, como mutirões para regularização de documentos e encaminhamentos ao mercado de trabalho. A secretária responsável destaca que há ações conjuntas com as embaixadas dos países para auxiliar os imigrantes na obtenção de toda a documentação necessária para viver no Brasil, além de ajudá-los a encontrar emprego. Ela ressalta que essas pessoas têm uma grande vontade de trabalhar e contribuir com a cidade.

Somente neste ano, Maringá recebeu imigrantes de uma ampla variedade de países, incluindo Afeganistão, Angola, Argentina, Benin, Bolívia, Chile, China, Colômbia, Cuba, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Guiné, Guiné-Bissau, Haiti, Itália, Líbano, Mali, Marrocos, Paraguai, Pérsia, Peru, Portugal, República Dominicana, Senegal, Síria, Tunísia, Ucrânia e Venezuela.

Para os imigrantes, mesmo em uma cidade bem estruturada como Maringá, ainda existem desafios. “A vida de refugiado não é fácil, envolve todo um processo de adaptação que precisamos vivenciar. Temos que aprender a superar a barreira do idioma, por exemplo”, relata um imigrante.

Maringá faz parte de uma tendência que se repete no estado do Paraná. Durante o auge da crise na Venezuela em 2018, o estado foi o que mais recebeu imigrantes vindos daquele país em todo o Brasil, concentrando 1 a cada 6 imigrantes venezuelanos no território nacional.

Além de Maringá, destaca-se a capital Curitiba, que acolheu quase 6 mil venezuelanos entre 2018 e 2022, sendo a cidade brasileira que lidera o ranking de recebimento de imigrantes venezuelanos.

Fonte: Maringá Post

Outros artigos

- Anunciante -spot_img