O Observatório das Metrópoles, coordenado por Antônio Rafael Marchezan Ferreira, irá apresentar propostas para o desenvolvimento urbano sustentável e inclusivo na região metropolitana de Maringá, nesta terça-feira (11), durante a sessão na Câmara de Maringá. A ênfase será na necessidade de políticas públicas que combatam a segregação espacial, promovam a inclusão social e enfrentem questões como segurança pública, habitação popular, mobilidade urbana, saneamento básico e transição ecológica.
Essas propostas foram compiladas em 14 textos que abordam problemas específicos da região e sugerem soluções práticas. Os textos, que já foram divulgados ao longo do ano, serão entregues aos vereadores. O material também foi compartilhado com os candidatos às eleições do ano passado e está sendo reunido em um livro.
O trabalho do Observatório das Metrópoles reflete um compromisso com um planejamento urbano participativo e a criação de uma cidade mais justa e ambientalmente responsável. O Núcleo Maringá, vinculado à Universidade Estadual de Maringá (UEM), integra uma rede nacional que busca promover o desenvolvimento urbano por meio de pesquisa e planejamento regional. A colaboração entre a academia e o poder público continua sendo essencial para enfrentar os desafios da região metropolitana de Maringá.